13 de janeiro de 2021 – A Canonical, editora do Ubuntu, anunciou hoje que seu Charmed OpenStack foi selecionado pela Telefônica Brasil para, pela primeira vez na região, migrar seu sistema de cobrança online (OCS) para sua nuvem privada, Unica Next.
O projeto de transformação verá a construção de oito nuvens privadas baseadas no Charmed OpenStack, distribuídas geograficamente para atender aos clientes da Telefônica no Brasil.
Como o maior operador móvel do país, com 76 milhões de assinantes móveis, a Telefônica utiliza seu OCS para oferecer aos clientes B2C e B2B controle e visibilidade em tempo real sobre o uso de chamadas de voz e de dados.
Em vez de optar por um ambiente virtualizado convencional, a Telefônica escolheu o Charmed OpenStack para escalabilidade futura, sobre o qual será construído um roadmap de longo prazo.
Com novas tendências de mercado, como o 5G, essa migração dará à Telefônica a agilidade necessária para desenvolver novos recursos em larga escala, ficando à frente da demanda dos clientes ao oferecer ofertas mais avançadas com um tempo de lançamento mais rápido.
“Migrar nosso aplicativo OCS para a nuvem nos dará a base e agilidade necessárias para consistentemente oferecer soluções de primeira classe para nossos clientes”, comentou Flavio Matiello, Chefe de Plataformas Pré-pagas & OCS da Telefônica Brasil. “Esta seleção foi uma escolha óbvia para permitir que escalássemos nossas capacidades de cobrança para uma plataforma de nuvem privada preparada para o futuro.”
Como o OCS exige proximidade com a rede, as nuvens serão distribuídas geograficamente pelo Brasil.
Esta arquitetura garantirá a baixa latência necessária para atender às necessidades da ampla base de clientes da Telefônica e foi um fator chave na escolha de uma infraestrutura de nuvem privada.
“A Canonical está dedicada a permitir que os clientes conduzam novas inovações, e estamos felizes em colaborar com a Telefônica Brasil em sua migração para o OCS”, disse Nicholas Dimotakis, VP de Engenharia de Campo da Canonical. “Isso representa uma tendência crescente das empresas de telecomunicações migrando para o OpenStack, e estamos empolgados para ver quais outros serviços baseados em nuvem isso pode abrir para toda a indústria.”
A nuvem OCS da Telefônica será construída sobre o Charmed OpenStack da Canonical e utilizará as ferramentas de código aberto da Canonical para automatizar a implementação e as operações de sua infraestrutura.
A Telefônica vai se beneficiar da oferta de OpenStack Gerenciado da Canonical para a manutenção e suporte contínuos das operações. A fase inicial do projeto foi implementada com sucesso no início de agosto de 2020.
“A Canonical tem sido um membro importante da comunidade ao ajudar a tornar o OpenStack um dos softwares de infraestrutura aberta mais amplamente implementados para telecomunicações em novos mercados. Estamos orgulhosos de ver a Telefônica Brasil escolher o OpenStack pela sua flexibilidade para apoiar um cenário de telecomunicações em rápida mudança. Mas, mais importante, estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à sua equipe na comunidade, representando uma base de usuários em crescimento na América Latina”, disse Mark Collier, COO da Open Infrastructure Foundation.
Desafio:
• Nuvens OpenStack escaláveis e econômicas para hospedar o sistema de cobrança online (OCS) da Telefônica em todo o Brasil.
• OCS como a principal fonte de receita da Telefônica.
Solução:
(8) Implementações totalmente gerenciadas do Charmed OpenStack.
Alinhamento próximo com nossas equipes de Engenharia, BootStack, Gerenciamento de Projetos e Comercial.
Sobre a Canonical
A Canonical é a editora do Ubuntu, o sistema operacional para a maioria das cargas de trabalho em nuvem pública, bem como para as novas categorias de gateways inteligentes, carros autônomos e robôs avançados.
A Canonical oferece segurança empresarial, suporte e serviços para usuários comerciais do Ubuntu.
Fundada em 2004, a Canonical é uma empresa privada.
Benefícios:
• Relacionamento flexível e de confiança com o fornecedor, trabalhando de perto com a Telefônica em seus requisitos de implementação.
• Capacidade de construir uma entidade Canonical no Brasil para consolidar ainda mais nossa presença no país.
Mais informações
- Saiba mais sobre OpenStack ›
- E-book OpenStack para Iniciantes ›
- Entre em contato para mais informações sobre OpenStack ›
Additional Resources
Sicredi adota infraestrutura como código com o Charmed OpenStack
Aumento de 400% no número de empregos paralelos graças ao escalonamento automático da infraestrutura.
De VMware para OpenStack: Migração da VMware para o OpenStack
Reduza seu TCO em 40% com sua própria nuvem de código aberto
Repensando a virtualização:
Alternativas de código aberto para revendedores